sábado, 19 de setembro de 2009

Duelos - Dicas Para um Bom RPG Potteriano de Orkut

Terceira Dica...

Duelos.


(Colaboração: Vitor Alcaires)

"Duelo", é um tema difícil de tratar.

Cada RPG normatiza conforme suas necessidades os duelos que se passam nele, de modo que a dica mais importante a ser dada nesse quesito é:

"Leia as regras da comunidade."

Nas regras para duelos, devem estar definidos no mínimo:

# Tempo de resposta a ataques;
# Ações consideradas inválidas em duelos;

Delimitar um tempo de resposta a ataques, significa dizer que se o personagem não declarar defender-se de um determinado feitiço, ou ação ofensiva do adversário em dado espaço de tempo, ele será considerado atingido.

Por exemplo, se o tempo de defesa determinado nas regras da comunidade é de 2 minutos, e um personagem lança um feitiço contra outro às 15:31, caso o alvo não responda até as 15:33, será considerado atingido. Lembrando que caso a resposta seja dada às 15:33, ainda é válido, e o personagem terá se defendido com sucesso, uma vez que atingiu mas não ultrapassou o limite de tempo.
Mas e se a comunidade não tiver um tempo de postagem definido?

Então ao iniciar-se o duelo, aquele que der a primeira ação deverá deixar avisado em off o tempo de resposta que será utilizado no duelo, e esse tempo que for declarado será válido apenas para aquele duelo em específico e durante o duelo inteiro.
Caso os jogadores optem por não determinar um tempo de postagem, então pode acontecer uma de duas coisas:

1- O jogo pode ficar excelente, ja que os jogadores terão liberdade pra turnar detalhadamente e a vontade.
ou
2- O jogo pode desandar caso os jogadores não tenham bom-senso pra identificar momentos em que seria impossivel se defender, momentos em que deveriam se machucar.

Então, somente quando todos os envolvidos tiverem o bom-senso de identificar quando podem ou não se defender e quando devem se machucar e até mesmo morrer, o tempo de resposta pode ser deixado de lado.
(sempre aconselhamos que um tempo limite seja determinado. Ajuda a evitar polêmicas em muitas ocasiões.)

Como elaborar um turno em um duelo?

Exatamente da mesma forma que se elabora um turno em outra situação.
Você deverá basear suas ações nas ações dos demais jogadores, criando um contexto coeso.
É importante lembrar de detalhar suas ações, seus movimentos e escrever corretamente os feitiços. E em um turno de defesa, o mínimo a se declarar além da ação de defesa é quem fez o ataque. Isso é muito importante. Supondo que esteja em uma batalha, com mais de um adversário e enquanto você escreve sua defesa a um ataque acaba recebendo outros, ficará difícil dizer de qual ataque você terá defendido seu personagem caso isso não seja especificado em seu turno defensivo. (as regras de duelo, tais como tempo de resposta, são aplicáveis também às batalhas e não apenas a duelos)

Exemplo de turno de ataque:

"Após curvar-se delicadamente em um cumprimento a seu adversário, Elizabeth ergue sua varinha, apontando-a ao mesmo, e com um leve floreio desta lança seu primeiro feitiço, exclamando: - Expelliarmus!"


Exemplo de turno de defesa:

"Instantes após retribuir o cumprimento de Elizabeth, Tom eleva a própria varinha, aguardando o ataque da mesma; ao ver o movimento da varinha da garota, ele prepara-se e exclama, logo que o feixe de luz provocado pelo expelliarmus dela aparece na ponta da varinha: - Protego! - Defendendo a investida. Em seguida, o rapaz, apontando a varinha contra Elizabeth, concentra-se e lança o feitiço "tarantallegra", não verbalizado nesta. "

Repare que o turno de defesa apresenta também um ataque.
É importante lembrar que você não pode utilizar um monte de feitiços no mesmo turno, isto seria impossível.
Aconselha-se utilizar no máximo dois feitiços (um de defesa e um de ataque). Em turnos bem elaborados, que apresentem situações claras que permitam o uso de mais de dois feitiços, pode-se admitir até três mas usem o bom-senso, e aconselha-se sempre utilizar apenas dois feitiços.

A nível de comentário....Outra coisa que deve ser observada é: geralmente, nos RPGs de orkut, não há um narrador online durante o jogo, ou quando há, não está em suas mãos validar a ação do personagem. Porém, caso houvesse um, então o trecho de ação em destaque: "Instantes após retribuir o cumprimento de Elizabeth, Tom eleva a própria varinha aguardando o ataque da mesma; ao ver o movimento da varinha da garota, ele prepara-se e exclama, logo que o feixe de luz provocado pelo expelliarmus dela aparece na ponta da varinha: - Protego! - Defendendo a investida. Em seguida, o rapaz, apontando a varinha contra Elizabeth, concentra-se e lança o feitiço "tarantallegra", não verbalizado nesta. " estaria errado, pois quando há um mestre jogando, o sucesso das defesas ou ataques depende da mediação dele.

Vampiros ¬¬...

Essas criaturas mereceriam um tópico só para elas, mas como há ligação entre suas "grandes habilidades" e os duelos e batalhas, vamos dar algumas dicas...
Desde o surgimento e popularização dos RPGs de Twilight no Orkut, uma enchorrada de vampiros vindos destes RPGs invadiram os Potterianos. Em praticamente todas as comunidades de RPG potteriano hoje, há alguns bruxos-vampiros, e isso geralmente cria situações deveras muito chatas.
Os vampiros não aceitam morrer. Eles batalham, são acertados por um, dois, três, quatro ou seja la quantos Avada Kedravras forem lançados contra eles e nada lhes acontece. Isso é ridículo.
Já que a comunidade aceita vampiros, e estes não aceitam morrer, então o mínimo que eles podem fazer é sentir o impacto dos feitiços. Sejam atingidos, sofram o impacto, sejam atirados longe, batam na parede, sei lá! Mas não fiquem simplesmente sofrendo feitiços e ignorando-os. Isso pode até mesmo ser classificado como "ATO NOOB". (Falaremos de "noobs" em outra ocasião.)

IMPORTANTÉEERRIMO!

NÃO EXISTE FEITIÇO CAPAZ DE DEFENDER AVADA KEDAVRA, NEM CRUCIATUS, NEM IMPERIUS!

As maldições Imperdoáveis não tem defesa possível pessoas. Isso é exaustivamente colocado nos livros de Harry Potter!
E antes que haja debates a esse respeito:

" Protego Horribilis, não defende Avada Kedavra."

Essa questão foi levantada por (culpa) causa do professor Flitwick, em Harry Potter e as Relíquias da Morte. A ação de Flitwick foi:

"[...] - Posso agir daqui mesmo - disse Flitwick e, embora mal conseguisse enxergar o exterior do castelo, apontou a varinha pela janela quebrada e começou a murmurar encantamentos de grande complexidade. Harry ouviu um zunido esquisito, como se Flitwick tivesse desencadeado a força do vento nos terrenos da escola.
- Professor - disse Harry, aproximando-se do bruxo miúdo que ensinava Feitiços -, professor, peço desculpas por interrompê-lo, mas é importante. O senhor tem idéia de onde está o diadema de Ravenclaw?
- ... Protego horribilis... o diadema de Ravenclaw? - chiou Flitwick.
- Um pouco mais de sabedoria nunca se perde, Potter, mas não consigo imaginar como poderia lhe ser útil na presente situação! [...]"- (Harry Potter e as Relíquias da Morte, Editora Rocco - 2007, tradução oficial Lia wyler. Página 467)

Vejam bem, em momento nenhum é dito que o feitiço Protego Horribilis é utilizado para defender Maldições Imperdoáveis, e a pessoa também não pode afirmar que "isso fica sub-entendido", porque não fica!

Protego Horribilis é um dos feitiços lançados sobre a propriedade para impedir que os comensais entrem, certo. Mas eles não utilizariam maldições imperdoáveis para entrar no castelo! Tentariam matar as paredes? Torturariam as pedras dos muros? Não!
Além disso, ainda que houvesse algum feitiço (não há!) capaz de defender as maldições, como saber se foi o protego horribilis ou um dos outros utilizados por flitwick na ocasião? A final, PH é apenas o único que ele verbaliza, mas é deixado claro que ele estava murmurando outros encantamentos : "[...]começou a murmurar encantamentos de grande complexidade. Harry ouviu um zunido esquisito, como se Flitwick tivesse desencadeado a força do vento nos terrenos da escola.[...] "

Reparem até, que Harry sente os efeitos dos feitiços de Flitwick antes mesmo de ser enunciado o Protego Horribilis!

Não há bases para afirmar que Protego Horribilis Defende AK, mas há bases mais que o suficiente para provar o contrário!

Podemos levar outras coisas em consideração... Harry Potter foi a única pessoa que já sobreviveu a uma maldição da morte. Se houvesse um feitiço capaz de defender tal maldição, então mais bruxos haveriam sobrevivido ao longo da história, mas não é assim. Não há meios de bloquear a Maldição da Morte ou qualquer das outras Maldições Imperdoáveis, e isso é deixado muito claro nos livros.
Veja:

"- Avada Kedavra! - berrou Moody.
Houve um relâmpago de ofuscante luz verde e um rumorejo, como se algo vasto e invisível voasse pelo ar - instantaneamente a aranha virou de dorso, sem uma única marca, mas incunfundívelmente morta. Várias alunas abafaram gritinhos; Rony se atirara para trás, quase caindo da cadeira, quando a aranha escorregou em sua direção.
Moody empurrou a aranha morta para fora da mesa.
- Nada bonito - disse calmamente. - Nada agradável. E não existe contramaldição. Não há como bloqueá-la. Somente uma pessoa no mundo já sobreviveu a ela e está sentada bem aqui na minha frente.
[...]
... Ora, se não há contramaldição, por que estou lhes mostrando esta Maldição? Porque vocês precisam conhecê-la! Vocês tem que reconhecer o pior. Vocês não querem se colocar em uma situação em que precisem enfrentá-la. VIGILÂNCIA PERMANENTE![...]"(Harry Potter e o Cálice de Fogo, Editora Rocco - 2001, tradução oficial Lia wyler. Páginas 174 e 175.)

Viraaam?
Em nenhum momento é dito que há defesa contra as maldições, mas em mais de uma ocasião, o oposto é afirmado com veemencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário